Tensoativos: O que são e quais suas aplicações?
- Principia Júnior
- 9 de set. de 2021
- 2 min de leitura
Você sabe o que são tensoativos e quais suas aplicações no dia-a-dia? Então se liga nesse post e vem saber mais sobre essas moléculas que estão mais presentes no seu cotidiano do você imagina!

O que é um tensoativo e aplicações:
Tensoativos (ou surfactantes, do inglês surface active agent) são moléculas que possuem caráter anfifílico, ou seja, apresentam tanto características polares quanto apolares, e em solução aquosa formam as micelas, que são agregados moleculares de dimensões coloidais. Por conta dessa característica anfifílica, os tensoativos podem ser utilizados na solubilização em reações que possuem fases imiscíveis, formando emulsões, espumas, suspensões, microemulsões ou contribuindo para umectação, formação de filmes líquidos e detergências de superfícies. Possuem diversas aplicações que vão desde seu uso em fármacos, shampoos, condicionadores, detergentes e cosméticos no geral, até a utilização em óleos automotivos.
Tipos de tensoativo:
A estrutura R-X é comum em um tensoativo, sendo R uma cadeia de hidrocarbonetos, usualmente linear, que possuem, no geral, entre 8 e 18 carbonos, e X é o grupo polar ou iônico (cabeça). De acordo com o X, os tensoativos são classificados em 4 tipos:
Tensoativos aniônicos: apresenta carga negativa no grupo polar. Geralmente são utilizados nos shampoos tradicionais, sabões em pó para roupas e detergentes para a louça. Sua principal característica é a detergência e a espuma.
Tensoativos catiônicos: Possuem baixo poder detergente. São utilizados em cremes condicionadores, máscaras, manteigas e leave-in, possuem carga positiva na parte polar. Esse tipo de tensoativo reduz a carga eletrostática gerada pelo shampoo.
Tensoativos não-iônicos: Não possuem carga na cabeça do tensoativo. Possuem uma gama de propriedades físicas, tais como: alto poder de redução da tensão superficial, elevada resistência a dureza da água e baixa irritabilidade à pele e aos olhos. Apresentam, no entanto, menor poder de detergência e espuma.
Tensoativos anfóteros: possuem carga positiva e negativa na cabeça do tensoativo, sendo que depende do pH para ter a definição de sua função. Por possuírem boas propriedades dermatológicas, é bastante adequado no uso em formulações de cosméticos e produtos de limpeza.
Referências bibliográficas:
https://cosmeticaemfoco.com.br/artigos/um-olhar-macro-sobre-tensoativos/
http://www.abq.org.br/cbq/2010/trabalhos/5/5-194-6513.htm
https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-40422001000100015
Livro: Tensoativos: química, propriedades e aplicações, do Decio Daltin
https://www.bndes.gov.br/arquivos/chamada_publica_FEPprospec0311_Quimicos_Relat4_tensoativos.pdf
Comments