Segurança alimentar e as Boas Práticas de Fabricação na indústria de alimentos
- Principia Júnior
- 6 de abr. de 2021
- 1 min de leitura
Atualizado: 19 de abr. de 2021
O assunto tratado nessa publicação é uma preocupação global e sensibiliza tanto consumidores quanto a indústria alimentícia: Segurança Alimentar.

O termo segurança dos alimentos indica que o alimento não causará dano ao consumidor quando preparado e/ou consumido.
Para a garantia dessa segurança são necessários cuidados com a contaminação dos alimentos, que podem causar danos à saúde e doenças veiculadas por alimentos (DVA).
Essas enfermidades podem originar não apenas por razões microbiológicas, isto é, microrganismos presentes nos alimentos, mas também de outros agentes como:
Biológicos: vírus, fungos, bactérias;
Físicos: vidros, parafusos, agulhas, entre outros;
Químicos: agrotóxicos, antiparasitários, vermífugos;
Alergênicos: agentes mais específicos.
Visando a prevenção de doenças de origem alimentar e com base nas boas práticas, são adotados procedimentos corretos de higiene ambiental e dos equipamentos como:
Organização do local: As instalações do ambiente devem estar em perfeitas condições, somente com itens que serão utilizados. A limpeza do local deve ocorrer sempre que necessário.
Manipuladores: Os funcionários devem estar trajados com uniforme adequado, cabelos presos por redes ou toucas, unhas aparadas e mantendo-se proibido o uso de adornos.
Armazenamento: As dispensas devem ser locais limpos e arejados, os mantimentos e produtos químicos não devem dividir o mesmo espaço.
Komentáře