O que é o "Novembro Azul"?
É um movimento internacional, com origem na Austrália, que foi criado para conscientizar o sexo masculino a respeito do câncer de próstata. Ele ocorre durante todo o mês em questão.
Internacionalmente, o movimento também é conhecido como "Movember", uma palavra que une "Moustache" (Bigode) e "November" (novembro). Este mês foi escolhido porque 17/11 é o dia internacional do combate ao câncer de próstata.
No Brasil, o movimento ganhou força no ano de 2011, inspirado também no Outubro Rosa (Clique aqui para conhecer sobre).
O câncer de próstata
Um crescimento descontrolado de células pode ocorrer, dando origem a tumores malígnos ou benígnos.
O câncer de próstata é o segundo principal que acomete o sexo masculino. Perde apenas para o câncer de pele. Apesar de ser uma doença comum, muitos homens ainda evitam falar do assunto, devido o preconceito com um dos exames solicitados, fruto da ausência da totalidade de informações.
A estimativa entre toda região do Brasil, segundo o INCA, para o triênio (2020-2022) é de 65.840 novos casos, ou seja, 62 casos a cada cem mil habitantes.
A próstata
A próstata é uma glândula que integra o sistema reprodutor masculino, pesa em torno de 20g (se assemelha ao tamanho de uma ameixa e cresce um minimamente ao longo da vida) e fica localizada abaixo da bexiga e por dentro dela passa o canal da uretra, por onde a urina vai da bexiga para o meio externo. Sua principal função, com as vesículas seminais, é produzir o esperma.
Sintomas
Nos estágios iniciais, essa doença é imperceptível, visto seu lento crescimento. Contudo, os sintomas mostram-se quando a doença alcançou estados mais sérios.
Portanto, os sintomas da fase avançada são:
Dores ao urinar;
Presença de sangue na urina e/ou sêmen;
Vontade frequente de urinar;
Demora em começar e terminar de urinar;
Diminuição do jato de urina.
Entretanto, estes sintomas podem estar associados a doenças benignas, tais como a hiperplasia benigna da próstata e a prostatite.
Ocorrência
Há alguns fatores de risco associados a essa doença, que são:
Estado de obesidade: peso corporal elevado e não saudável aumenta a incidência desse câncer;
O avanço da idade: 9 em cada 10 homens diagnosticados com a doença possuem 55 anos de idade ou mais;
Histórico familiar: homens cujo pai ou irmão tiveram câncer de próstata antes de atingirem 60 anos de idade.
Identificação
Há dois exames disponíveis para a elucidação das condições da próstata:
1. Exame de toque retal: o médico, por meio da introdução do dedo com uma luva lubrificada no reto, avalia tamanho, forma e textura da glândula.
2. Exame de PSA: trata-se de um exame de sangue que mede a quantidade de uma proteína sintetizada pela próstata – Antígeno Prostático Específico. Níveis altos podem significar câncer ou doenças benignas.
Biópsia: Pedaços muito pequenos da próstata são retirados e analisados em laboratório. Ela é realizada quando um dos exames anteriores identificam alterações suspeitas na forma da glândula ou na quantidade da proteína PSA na corrente sanguínea. Portanto, é um exame confirmatório.
Tratamento
Cada tratamento de rotina preventivo é individual. O primeiro diagnóstico é fundamental para compreender o estado atual da próstata.
Caso o câncer seja confirmado, o tratamento é oferecido pelo SUS, e o paciente deverá se dirigir a unidades Unacon (Unidades de Assistência de Alta Complexidade) ou Cacon (Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia).
Prevenção
Homens que não apresentam fatores de risco podem procurar realizar os exames a partir de seus 50 anos. Já aqueles que apresentam um ou mais fatores, a idade sugerida é a partir de 45 anos.
Além disso, a prática de hábitos saudáveis também diminui o risco de diversas doenças, incluindo o câncer de próstata.
Recomenda-se:
Alimentação saudável;
Peso corporal adequado;
Atividades físicas;
Não fumar;
Evitar o consumo de bebidas alcoólicas.
Tratamento
Cada tratamento de rotina preventivo é individual. O primeiro diagnóstico é fundamental para compreender o estado atual da próstata e traçar a melhor forma de cuidar-se.
Caso o câncer seja confirmado, o tratamento é oferecido pelo SUS, e o paciente deverá se dirigir a unidades Unacon (Unidades de Assistência de Alta Complexidade) ou Cacon (Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia).
Referências
Câncer de próstata: vamos falar sobre isso? Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva – Rio de Janeiro: Inca, 2017.
Exame de toque e PSA: fazer ou não fazer? Disponível em: <https://drauziovarella.uol.com.br/videos/coluna/exame-de-toque-e-psa-fazer-ou-nao-fazer/>.
Brasil - estimativa dos casos novos. INCA. Disponível em: <https://www.inca.gov.br/estimativa/estado-capital/brasil>.
Câncer de Próstata: Saiba onde ser atendido pelo SUS. Hugia Blog. Disponível em: <https://blog.hygia.com.br/cancer-de-prostata/>.
Comentarios