Materiais Condutores são aqueles que facilitam a passagem de corrente elétrica, fluxo de energia, e os isolantes (ou, dielétricos) são os que dificultam essa passagem. A razão pela qual os materiais se comportam dessa forma é sua estrutura, a movimentação dos elétrons, enquanto nos isolantes os elétrons estão fortemente ligados ao núcleo, os condutores não.
A teoria quântica explica que os materiais isolantes têm bandas ou orbitais totalmente cheios ou totalmente vazios, e assim, nenhum elétron pode se mover com a aplicação do campo elétrico e os condutores têm bandas permitidas parcialmente cheias.
Condutores: Os condutores elétricos têm facilidade de passagem de corrente elétrica, apresentado baixa resistência à passagem de corrente. Isso ocorre, pois os elétrons estão mais afastados do núcleo o que dá liberdade para os elétrons de percorrer pelo material, para isso acontecer eles precisam de algum tipo de estímulo
Os materiais condutores são importantes principalmente no campo da elétrica. Os metais em geral são considerados bons condutores, e materiais como cobre e o alumínio são utilizados para a produção de fios e cabos.
Isolantes: Os isolantes ou dielétricos apresentam resistência à passagem de corrente, e ao contrário dos condutores, os elétrons não têm liberdade de movimentação pela atração maior com o núcleo.
Da mesma forma que os condutores, os isolantes têm grande aplicação na elétrica, sendo utilizados como proteção para que a corrente elétrica não seja dispersa para outros objetos, Podemos citar como principais isolantes a borracha e plástico.
A descoberta: Stephen Gray foi o responsável pela descoberta da condutividade ou não de materiais e a descoberta foi feita a partir de um experimento que ele se isolava eletricamente condutores da terra e aproximando um corpo eletrizado da extremidade desse condutor e a outra extremidade atraia corpos leves, hoje em dia, chamamos esse fenômeno de indução.
Referências:
BOSS, Sergio Luiz Bragatto; ASSIS, André K, T; CALUZI, João José, Stephen Gray e a descoberta dos condutores e isolantes; tradução comentada de seus artigos sobre eletricidade e reprodução de seus principais experimentos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012 (Coleção PROPG Digital - UNESP). ISBN 9788579833748. Avaiable at: <http://hdl.handle.net/11449/109254>
E.S Correia; J. M. Danta; J. E. Andrade. Considerações acerca dos conceitos de condutores, isolantes e semicondutores nos livros de Ensino Médio sob um olhar da teoria de bandas de energia. Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Brasil, 2017. Disponível em <http://scientiaplena.org.br/sp/article/view/3485/1630>
Henrique Mattede. Condutores e isolantes elétricos. Em Mudo da Elétrica. Disponível em: <http://www.mundodaeletrica.com.br/condutores-isolantes-eletricos/>.
Comentarios