Você conhece a história da premiação de maior prestígio da sociedade? Confira nessa postagem um pouco mais sobre a história da premiação que concede anualmente seis prêmios internacionais em várias categorias.
Químico sueco autodidata, Alfred Nobel dedicou sua vida a estudar e aperfeiçoar a tecnologia dos explosivos. Junto com seu pai, Imannuel Nobel, e seu irmão, passou a fabricar nitroglicerina (preparada pela primeira vez em 1846, pelo italiano Ascacio Sobrero). Depois de um acidente com o composto, já que a preparação deste era extremamente arriscada, pois qualquer choque ou alteração brusca de temperatura provocavam violentas explosões, Alfred teve a ideia, mesmo com as imensas perdas, de misturar a nitroglicerina a uma substância inerte. Dessa forma, ele chegou ao que hoje conhecemos como dinamite. Com tal descoberta, ele conseguiu uma enorme fortuna. Porém, apesar de toda riqueza e das descobertas que fez, por conta justamente das mortes que essas invenções trouxeram, ele não tinha uma reputação boa.
Em seu testamento ele deixou sua fortuna para criação de uma fundação (Fundação Nobel), que concederia um prêmio todos os anos as pessoas que trouxessem algum benefício para a sociedade, em cinco categorias: Paz, literatura, física, química e medicina. O que se conhece como Prêmio Nobel de Economia, não é dado pela Fundação Nobel. Ele foi instituído e é pago pelo Banco Central da Suécia, e na verdade se chama "Prêmio de Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel”.
Premiações
As primeiras premiações aconteceram cinco anos após sua morte, em 1901. A cerimônia de premiação ocorre em Estocolmo, em 10 de dezembro, data da morte de Alfred Nobel. As instituições como a Academia Real de Ciências da Suécia (química, física e economia); Academia de Literatura da Suécia (literatura); e o Comitê Nobel da Noruega (paz), participam da escolha dos premiados nos seus respectivos temas. As personalidades indicadas por cada país são analisadas por especialistas de cada área. Após isso, as instituições escolhem os vencedores. O prêmio consiste em uma medalha de ouro com a efígie de Alfred Nobel, gravada com o nome do ganhador, um diploma com a citação da condecoração e uma soma em dinheiro que varia de acordo com os rendimentos da Fundação Nobel, mas que gira em torno de 1 milhão de euros. Uma das regras da premiação é que o prêmio não é concedido postumamente. Até hoje, nenhum brasileiro foi premiado.
Ganhadores do Nobel de Química 2021
Benjamin List e David W.C. MacMillan foram os ganhadores do Prêmio Nobel 2021 em Química. Os dois foram premiados pelo desenvolvimento de uma nova ferramenta de construção de moléculas: a organocatálise assimétrica, uma ferramenta bastante útil na pesquisa e desenvolvimento de novos fármacos.
Referências bibliográficas:
CAVALIERE, Irene. Nobel: um prêmio pelo bem da humanidade. Invivo (Fiocruz). Disponível em:< http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=1161&sid=7>. Acesso em: 23 de out. de 2021. Alfred Nobel’s life. Nobel Prize. Disponível em: <nobelprize.org/alfred-nobel/biographical-information/>. Acesso em: 23 de out. de 2021.
Como surgiu o Prêmio Nobel? PUC-RS. Disponível em:< https://www.pucrs.br/mct/como-surgiu-o-premio-nobel/>. Acesso em: 23 de out. de 2021. IGNACIO, Julia. O que é o Prêmio Nobel? Politize, 2019. Disponível em:< https://www.politize.com.br/premio-nobel/>. Acesso em: 23 de out. de 2021. PINHEIRO, Laura. Nobel de Química 2021 vai para Benjamin List e David MacMillan, por nova ferramenta de construção de moléculas. G1, 2021. Disponível em: <https://g1.globo.com/ciencia/noticia/2021/10/06/nobel-de-quimica-2021-vai-para-benjamin-list-e-david-wc-macmillan.ghtml>. Acesso em: 24 de out. 2021.
Comments