top of page
Foto do escritorPrincipia Júnior

Aspirina: Ácido Acetilsalicílico



De onde vem a aspirina?

A Aspirina é o nome popular do fármaco Ácido Acetilsalicílico (AAS), o apelido é oriundo da marca mais comum que comercializa esse remédio. Esse é o analgésico e antipirético (antitérmico) mais usado no mundo, estando em estudo clínico por mais de 100 anos. O químico Felix Hoffmann patenteou o ácido acetilsalicílico, se tornando o descobridor oficial do medicamento.

Estrutura molecular plana do Ácido Acetilsalicílico (AAS)


Para que é usado?

O AAS é um um Anti-Inflamatório Não Esteroidal (AINE) administrado por via oral. Além de controlar a inflamação, também é usado para aliviar dores e diminuir a febre em adultos e crianças.

Em baixas doses pode ser usado como anticoagulante, pois inibe agregação plaquetária, portanto é indicado para diminuir as chances de infarto agudo do miocárdio, previne o AVC, angina e trombose.

Esse medicamento é usado para aliviar dor de cabeça, de dente, de garganta, cólica menstrual, dor muscular, nas articulações, nas costas, dor de artrite e febre.


Como administrar esse medicamento?

O AAS é um MIP (Medicamento Isento de Prescrição), ou seja, pode ser comprado sem receita médica. O comprimido deve ser ingerido oralmente e com água, de preferência após a refeição do almoço para evitar a irritação do estômago.

O medicamento começa a fazer efeito em 20 minutos e o efeito dura até 6h.

A dosagem recomendada depende do paciente:

  • 81 mg- infantil;

  • 100 mg- infantil e para prevenir problemas cardiovasculares (sob supervisão médica);

  • 500 mg ou mais- acima de 12 anos e adultos.


Como o AAS age no organismo?

Esse fármaco é rapidamente absorvido no trato gastrointestinal, é partilhado entre os tecidos e chega ao seu alvo, depois de realizar sua ação é metabolizado e sai do corpo via renal.

O AAS inibe as enzimas Cox (ciclooxigenases) e diminui a produção de prostaglandinas (sinais químicos celulares lipídicos similares a hormônios) e, assim, combate a dor, febre e inflamação. Esse medicamento também bloqueia o troboxano A2, que é produzido nas plaquetas e evita a agregação plaquetária (impede a formação de coágulos).


Efeitos colaterais e quem não deve utilizar esse medicamento

Mesmo sendo um medicamento de fácil acesso é importante que ele seja utilizado sob orientação médica, farmacêutica ou de um cirurgião dentista.

Alguns efeitos colaterais que podem ocorrer são sangramento no nariz, nas gengivas ou na região íntima, dor ou desconforto gastrointestinal e reações alérgicas. Ajuda médica deve ser procurada imediatamente.


Não devem utilizar esse mediamento em casos de:

  • Gravidez;

  • Crise de asma brônquica ou consequente ao uso de salicilatos ou substâncias similares;

  • Úlceras no estômago ou no intestino;

  • Insuficiência renal, hepática ou cardíaca grave;

  • Tratamento com metotrexato em doses superiores a 15 mg por semana;

  • Tratamento com outros anticoagulantes orais.


Bibliográfia

Ácido acetilsalicílico (AAS): para que serve e como tomar. Por Flávia Costa. Tua Saúde.

Disponível em: https://www.tuasaude.com/acido-acetilsalicilico-aspirina/#:~:text=O%20%C3%A1cido%20acetilsalic%C3%ADlico%2C%20tamb%C3%A9m%20conhecido,febre%20em%20adultos%20ou%20crian%C3%A7as.

AAS, além de dor e febre também previne doenças cardiovasculares. Por Cristina Almeida. UOL Viva Bem.

Dísponível em: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/08/04/aas-alem-de-dor-e-febre-tambem-previne-doencas-cardiovasculares.htm?cmpid=copiaecola

Aspirin (Compound), search PubChem.

Dísponível em: https://pubchem.ncbi.nlm.nih.gov/compound/Aspirin


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page