top of page
Foto do escritorPrincipia Júnior

Armazenamento de medicamentos manipulados

Quer saber como guardar os medicamentos manipulados de seu negócio? É só ler as dicas aqui presentes para otimizar sua empresa de produtos manipulados.


Contextualização

Diariamente, estamos acostumados a utilizar medicamentos, ou seja, substâncias químicas preparadas para explorar sistemas fisiológicos ou estados patológicos, com benefício para o receptor. Diferente de outros períodos da História, o período contemporâneo aproveita-se uma imensa variedade de fármacos, desde o princípio ativo até suas formulações.


Suplementos, antibióticos e antialérgicos são alguns tipos de compostos. A imensa maioria é industrial, feita em larga em larga escala e rigidamente padronizada. Contudo, existe uma demanda significativa por medicamentos personalizados para tratamentos. Os medicamentos manipulados (também chamados de magistrais), portanto, existem para suprir essa carência.


Assim como os fármacos feitos em grandes indústrias farmacêuticas, os manipulados exigem um conjunto de cuidados básicos para sua preservação. Confira a seguir algumas dicas fundamentais para preservar estes produtos de sua farmácia de manipulação.


Dicas gerais para armazenamento de produtos manipulados


1. Guarde em locais a temperatura ambiente (20-25°C)


A temperatura é um dos fatores de degradação de substâncias. Medicamentos manipulados em geral precisam estar em locais a temperatura ambiente. Gavetas, armários e gabinetes são algumas boas opções.

Fique atento a bula! Alguns medicamentos exigem que sejam guardados sob refrigeração. Então, em primeiro lugar respeite as orientações da bula para o medicamento produzido.


2. Guarde em locais não úmidos


A umidade também influencia a preservação dos seus medicamentos manipulados. Após as análises de qualidade, se o produto não for entregue ou retirado imediatamente, guarde em armários apropriados para cada tipo (por exemplo: hormônios em uma prateleira, antibióticos em outra). Além disso, os manipulados costumam ter inclusos pastilhas anti umidade, então guarde-as dentro do frasco.

Ademais, também evite pegar uma cápsula com as mãos e depois devolver para dentro do frasco. Essa operação transfere umidade das mãos para o medicamento. Use luvas ao manipulá-los (dica clichê, mas não custa avisar né?).


3. Guarde em locais sem incidência de luz solar

Figura ilustrativa de medicamentos em um gabinete.

Princípios ativos podem ser suscetíveis a incidência de luz, causando perda de eficácia. Sendo assim, guardar longe da incidência de luz é fundamental.


4. Fácil visualização


Guardar os medicamentos produzidos de tal forma que que seus rótulos ou até mesmo a nota fiscal, dependendo de como se trabalha, agilizam e muito a identificação dos produtos.


5. Inventário


A estocagem de qualquer produto precisa de um inventário periódico. Um período mensal é bem comum de se ver. A existência deste procedimento possibilita a identificação da congruência entre as vendas realizadas com as ordens de produção.


Também separamos algumas dicas para você, consumidor. Bora ler?


a) Manter a embalagem original


Certamente existe um bom motivo para a escolha da embalagem de seu medicamento. Utilize-o durante todo seu tratamento para armazenar seus medicamentos. É na embalagem original que o rótulo do medicamento está colado. Por vezes a data de validade está marcada na embalagem.


b) Manter longe de crianças e animais


Assim como qualquer produto químico de diversas classes e finalidades, é importante guardá-los sob distâncias de crianças e animais, de forma a evitar possíveis casos de intoxicação. O medicamento manipulado é de uso exclusivo do paciente. Guardar longe de produtos de limpeza também deve ser citado, pois há casos da falta de espaço na casa dos pacientes.


c) Lave as mãos!

Apesar de não ser uma dica relacionada a como guardar, nunca é demais relembrar que lavar as mãos antes de consumir um remédio é fundamental para o cuidado pessoal.


Serviço 5S aplicado em medicamentos

O 5S é uma solução de produtividade derivada do pensamento Lean de criação de uma cultura organizacional. Pode ser aplicada em ambientes empresariais e pessoais.


Se sua farmácia de manipulação (ou qualquer outro ambiente de trabalho), sofre da falta de organização, baixa produtividade, baixa proatividade, falta de espaço, sujeira, etc, o 5S oferecido pela Princípia Jr. pode ser a solução certa! Temos case de sucesso deste serviço! Interessando-se, basta contatar para uma reunião de diagnóstico gratuita!


Importante!

Como qualquer medicamento, os manipulados devem ser usados mediante orientação médica e farmacêutica para que apresentem o efeito desejado. O uso inadequado pode provocar intoxicações e outros problemas graves.


Fontes:

[1]. Boa Práticas para estocagem de medicamentos. Ministério da Saúde. Disponível em: < https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cd05_05.pdf>.


[2]. O que são Medicamentos Manipulados. Disponível em: < https://drauziovarella.uol.com.br/medicamentos/o-que-sao-medicamentos-manipulados/>.


[3]. Onde Guardar os Medicamentos? Disponível em: < https://farmacotecnica.com.br/onde-guardar-os-medicamentos>.


[4]. Os Cuidados com o Medicamento Manipulado. Disponível em: < http://www.citrusfarmacia.com.br/2019/02/04/os-cuidados-com-o-medicamento-manipulado/>.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page