top of page

A Química do Álcool em Gel

  • Foto do escritor: Principia Júnior
    Principia Júnior
  • 25 de set. de 2021
  • 3 min de leitura

Lavar as mãos com água e sabões ou álcool em gel são uma das principais recomendações de que visam o combate a pandemia da Covid – 19. Entretanto, saberia explicar como este simples hábito é bastante eficaz no combate a esse vírus, entre outros microrganismos?

Antissepsia

Visando eliminar microrganismos presentes em superfícies, pode-se utilizar um método germicida. Entre eles estão a desinfecção e a assepsia. Esta última é caracterizada pela eliminação de germes presentes em superfícies de seres vivos, como a epiderme humana. Entre os produtos antissépticos comercializados estão: sabonetes, detergentes e álcool em gel.


Composição

O álcool em gel possui, em geral, os seguintes componentes:


1. Álcool etílico

Assim como os tensoativos, o álcool é capaz de romper a membrana fosfolipídica protetora de bactérias e vários vírus.

O princípio ativo deve estar de acordo com as características exigidas pelo Formulário Nacional da Farmacopeia Brasileira, no que tange a contaminantes e composição química.


2. Água purificada

Sua função é facilitar a condução das moléculas de álcool para a membrana do microrganismo, além de evitar a rápida evaporação do álcool. Seu incremento impede que o álcool apenas desidrate os microrganismos, sem eliminá-los (rompimento da membrana).


3. Espessante

São polímeros responsáveis pela formação do gel que envolverá o princípio ativo. Os polímeros mais utilizados são os polímeros acrílicos, sendo o Carbopol (figura ao lado) o mais conhecido; e os polímeros derivados da celulose, tais como a hidroxietilcelulose (HEC).

O gel formado também é importante para evitar riscos de incêndio, uma vez que o álcool é um produto inflamável. Para desinfecção de superfícies inanimadas (metálicas, madeira, etc), o álcool líquido é preferível ao álcool em gel. Quando aplicado a essas superfícies, o gel resseca-se e propicia o acúmulo de sujeiras e germes.


4. Glicerina

Este atua como um excelente umectante. logo alivia o ressecamento da pele causado pelo álcool.


5. Peróxido de hidrogênio

O objetivo de seu emprego é a desinfecção e esterilização adicionais, tornando o produto mais funcional.


6. Trietanolamina

A função desse agente é exclusivamente corrigir o pH da mistura, geralmente necessário durante o processo de fabricação. Uma solução aquosa de NaOH também é uma opção.


Grau alcoólico

Qual é a concentração de álcool ideal para ser adquirida no comércio? Há duas opções, ambas indicadas por diferentes unidades de medida que expressam o grau alcoólico (ou título alcoométrico), que nada mais é que a concentração de álcool na mistura. São elas:


Gay Lussac (°GL)

Representa um percentual (v/v) de volume de etanol puro em 100ml de mistura aquosa comercial. A porcentagem recomendada é 77%.


INPM (°INPM)

Representa um percentual (m/m) de massa de álcool presente em 100g de mistura hidroalcóolica. A concentração recomendada, quando utilizada essa métrica, é de 70%

Sendo assim, é sempre interessante procurar pelo álcool gel 77°GL ou 70°INPM.


Características

Apesar de o produto final ser obtido após simples etapas de mistura e diluição, deve atender a um padrão de qualidade determinado pela Anvisa. As características fundamentais são: pH: deve estar entre 5 e 7; Viscosidade: superior a 8.000 mPa.s.


Posso fazer meu próprio álcool em gel?

Durante a atual conjuntura, houve momentos em que muitas pessoas tentaram fabricar álcool em gel caseiro. Por vezes, utilizando gel de cabelo como espessante e álcool 96%, diluído, como princípio ativo. Apesar de a Anvisa ter publicado um documento em caráter excepcional (Orientações Gerais para Produção de Formulações Antissépticas Alcoólicas) explicando passo a passo para a produção de álcool em gel por parte de empresas do ramo, NÃO RECOMENDA-SE sua produção individual, em virtude dos riscos associados a sua produção, desde riscos inflamáveis a riscos de saúde, bem como penas legais.

Dessa forma, a produção de álcool em gel deve ser supervisionada por um profissional da área (Químico ou Engenheiro Químico). Se você não tiver álcool em gel em sua casa, lembre-se que pode lavar suas mãos com água e sabão, pois é, inclusive, mais eficaz que o primeiro.


Referências

Como é Feita a Produção de Álcool 70% em gel? Ligados pela Química, UFPR. Disponível em: <http://www.quimica.ufpr.br/paginas/lpq/como-e-feita-a-producao-de-alcool-70-em-gel/>.


ARAÚJO, Larissa Ferreira; MELO, Tatianny Nunes de Luz; FORTUNA, Jorge Luiz. Avaliação da Eficácia do Álcool Comercial para Desinfecção de Superfícies. Revista Científica do ITPAC, Araguaína, v.12, n.2, agosto 2019, p. 67-71. Disponível em: <https://www.crmv-pr.org.br/uploads/noticia/arquivos/Avaliacao-do-alcool-comercial-para-desinfeccao-de-superficies.pdf>.


CATHARIN, Caroline Winter. Álcool Gel: Um Ítem Indispensável para sair de casa? Gestão & Tecnologia Faculdade Delta, V. 1 ed, 30, Jan/Jun 2020, p. 4-5. Disponível em: <http://www.faculdadedelta.edu.br/revistas3/index.php/gt/article/view/42/30>.


Álcool Gel Funciona na Prevenção do Corona Vírus? Faculdade Oswaldo Cruz. Disponível em: <https://www.hospitaloswaldocruz.org.br/imprensa/noticias/alcool-gel-funciona-na-prevencao-do-coronavirus/>


Esclarecimentos sobre Álcool Gel Caseiro, Limpeza de Eletrônicos e Outros. Conselho Federal de Química, 2020. Disponível em: <http://cfq.org.br/noticia/nota-oficial-esclarecimentos-sobre-alcool-gel-caseiro-higienizacao-de-eletronicos-e-outros/>.


Orientações Gerais para Produção de Formulações Antissépticas Alcoólicas . ANVISA, março de 2020. Disponível em: <https://www.gov.br/anvisa/pt-br/arquivos-noticias-anvisa/743json-file-1>.





Comments


Logo branca (ícone).png

PRiNCíPIA JR.

Áreas de atuação

Informações

Fundada em 2012, a Princípia Júnior é uma empresa voltada para projetos e consultoria em Química. Somos uma organização sem fins lucrativos formada por alunos de graduação da UNIFESP. 

  • Alimentos e bebidas

  • Cosméticos

  • Petroquímica

  • Plásticos e fibras

  • Saneantes

  • Tintas e vernizes

  • Transporte de químicos

  • Tratamento de água e afluentes

  • Tratamento de metais

Estrada Pedreira Alvarenga, 2300, Quadra 2330 - Eldorado, Diadema - SP, 09971-340

principiajr@gmail.com

CNPJ: 39.729.534/0001-99

#VemReagir

  • Ícone LinkedIn
  • Ícone Instagram
  • Facebook Ícone
Princípia Júnior © 2021
bottom of page