A química do Batom
- Principia Júnior
- 20 de fev. de 2022
- 2 min de leitura
Vocês sabem a química por trás do batom? E qual a função de cada componente? Continue lendo para saber mais!

A composição do batom é: óleos, cera, cor, fragrâncias e conservantes;
O óleo é responsável por 65% do batom, os mais usados são óleos de oliva, de soja, gordura de porcos, óleos de rícino, manteiga de cacau e lanolina. A função do óleo é dar brilho ao batom e ajuda na homogeneização da cor do batom e sua composição a base de hidróxido permite a melhor interação com os pigmentos;
A cera é responsável por 25% da composição do batom, os mais usados são: cera de carnaúba, de abelhas e candelilas. A sua função é de ajudar na estrutura do batom e garantir a modelagem do batom, a cera da carnaúba permite o não derretimento do batom e a cera de candelila tem efeito plastificante e garante a não dissolução do batom com a saliva;
O pigmento ou corante são responsáveis por 5% da composição, a cor vermelha é dada pelo pigmento Carmine Red e Eosina. O corante tem a função de adicionar cor ao batom, são solúveis e por isso, mantém a transparência do batom. O pigmento tem a função de adicionar cor ao batom e são insolúveis, adicionam cor e opacidade ao batom.
A fragrância e aroma são responsáveis por 5% da composição, entre elas, vanilla, capsaicina, annatto, ésteres e terpenos. A função da fragrância é sobrepor o cheiro das outras substâncias.
Outros componentes utilizados são os conservantes, que tem como função aumentar o prazo de validade. Os conservantes naturais são: vitamina E, óleos de nim e canela. Os conservantes sintéticos são: formaldeído e parabenos.
Para garantir uma boa qualidade de produção dos batons é preciso garantir boas práticas de fabricação de cosméticos! Caso se interesse, entre em contato!
Comments